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Saiba o que a educação infantil deve oferecer

Publicado em 04/06/2014 13:38:00

A brincadeira, o movimento e as relações afetivas são eixos que devem nortear as propostas de um trabalho com crianças no início da vida escolar. Não é qualquer instituição que dá conta do desafio de atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil.

A educação infantil, assim como o ensino fundamental e o médio, é assentada em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. A aplicação desse conjunto de normas deve se traduzir em um ambiente confiável, caloroso, receptivo, estimulante, diversificado e muito organizado, onde seu filho possa se apoiar e investir sua curiosidade e afetos.

Em abril de 1999, foram fixadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação infantil. Elas têm força de lei e estabelecem as grandes orientações para nortear as propostas pedagógicas das creches e pré-escolas. Confira as principais:

Brincar é coisa séria
Na primeira diretriz está estabelecida a ludicidade (ou a brincadeira) como um fundamento da educação infantil. É que as fontes de conhecimento da criança são múltiplas, mas é no ato de brincar que ela entende a realidade, desenvolve a imaginação, os afetos e as competências.